Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64326

Compartilhe esta página

Título: Sertanina : Signos, re-significação e retorno às formas da natureza através da escultura contemporânea no semiárido do vale do São Francisco
Autor(es): ALMEIDA, Carina Karla Lacerda
Palavras-chave: Escultura; Tridimensional; Coleta sustentável de matéria-prima; Figuração e abstração
Data do documento: 26-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Carina Karla Lacerda. Sertanina: Signos, re-significação e retorno às formas da natureza através da escultura contemporânea no semiárido do vale do São Francisco. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa visa desenvolver percepções sobre os processos criativos e suas múltiplas maneiras de manifestação, a partir do mergulho na realidade de ser ribeirinho que vivencia a natureza e reflete sobre a tridimensionalidade no bioma da Caatinga e os cuidados que este bioma e a natureza precisam. Trazer esta pesquisa de artista enquanto escultora e mulher ribeirinha do semiárido nordestino para a universidade é gerar/inserir material de pesquisa a partir deste referencial na academia. Donna Haraway, Isabelle Anchieta, Frans Krajcberg, Herbert Read, Carl Eisntein, entre outros criam diálogos e alimentam esta pesquisa e prática artística, postulando questões de gênero nas artes (e especificamente na escultura e nesta região), de feminismo, de ciborguismo, de sustentabilidade, de natureza, desenho e tridimensionalidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64326
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carina Karla Lacerda Almeida.pdf18,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons